Greve no metrô de Londres acirra guerra entre táxis e Uber

Por Leandro Colon

A greve que parou o metrô de Londres nesta quinta-feira (6) acirrou a guerra na cidade entre os motoristas do serviço Uber e os tradicionais táxis pretos, os chamados “black cabs”.

O Uber enviou uma mensagem (veja mais abaixo) aos usuários do aplicativo informando que os preços das corridas devem aumentar durante o dia por causa do seu modelo de negócio em que as tarifas sobem de acordo com a demanda, mesmo com um “aumento” na cobertura do serviço em Londres.

A associação dos táxis acusa o Uber de se aproveitar da greve para faturar em cima dos usuários de transporte público e recomenda que as pessoas dividam os táxis. A polêmica sobre o funcionamento do Uber em Londres está na Justiça – enquanto isso, o serviço pode operar normalmente.

É a segunda greve do metrô em um mês, numa disputa entre os sindicatos dos motoristas dos trens e a prefeitura, por meio da TFL, a empresa pública responsável pelo metrô da cidade. O prefeito Boris Johnson acusou os sindicatos de fazer a cidade “refém” de suas demandas.

Cerca de 250 ônibus extras foram disponibilizados para compensar a falta de metrô, além de mais bicicletas oferecidas no serviço de aluguel da prefeitura.

Apesar de um certo caos que vira a cidade sem metrô, como as enormes filas nos pontos de ônibus, destaca-se a eficiência de comunicação das autoridades, com dias de antecedência, para que a população se programasse para a greve, divulgando avisos por e-mail e nas estações.

Abaixo, a mensagem enviada pelo Uber aos usuários:

“GET A RIDE IN MINUTES

Hi Leandro,

There’s little in this world that’ll stop a Londoner from getting to where they need to be, but tonight’s tube strike is set to test the best of us.

With another strike taking place from 6.30pm, we’ll be doing everything possible to make sure your commute above ground is hassle-free.

Roads will become extremely busy from around 5pm tonight and we expect high volumes of requests from 7am tomorrow morning and at peak times throughout the day. Even with our significantly increased coverage, there may be times where demand outstrips the number of cars currently available and higher prices will apply to ensure we can be the most reliable option on the road”