Blatter pode reconsiderar renúncia, diz jornal suíço

Por Leandro Colon

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, pode reconsiderar sua renúncia anunciada no dia 2 de junho, segundo reportagem deste domingo (14) do jornal suíço “Schweiz am Sonntag”.

De acordo com reportagem do jornal, federações asiáticas e africanas, aliadas do dirigente, estariam pressionando para que ele recuasse da decisão de deixar o cargo e realizar novas eleições na Fifa até o começo de 2016.

Na avaliação dos cartolas, nenhum dirigente seria capaz de obter o apoio que Blatter tem hoje nos dois continentes, principal base de sua sustentação política na entidade, conforme mostrou recente reportagem da Folha.

Reeleito ao cargo no dia 29 de maio, Blatter anunciou sua renúncia dias depois em meio ao escândalo de corrupção envolvendo a Fifa e que levou à prisão de sete dirigentes em Zurique no dia 27, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin.

Destacado para cuidar da nova eleição, o chefe de auditoria da Fifa, Domenico Scala, divulgou uma nota neste domingo (14) afirmando ser “indispensável” que o processo seja mantido conforme anunciado por Blatter dia 2.

Procurada pela Folha, a assessoria da Fifa declarou que não vai comentar a reportagem do jornal suíço, e reafirmou o conteúdo do discurso feito por Blatter no dia 2, na ocasião do anúncio de sua renúncia. Uma reunião do Comitê Executivo da Fifa está marcada para o dia 20 de julho com o objetivo de discutir os passos desta eleição.

O jornal suíço diz ainda que a queda do diretor de Comunicação da Fifa, Walter de Gregório, na última semana ocorreu sobretudo por causa da pressão dele para que Blatter deixasse imediatamente o cargo, algo que o dirigente tem se negado a fazer.