Pelo menos 31 pubs estão fechando as portas a cada semana na Inglaterra e no País de Gales. É o que mostra pesquisa divulgada pela Camra (Campaign for Real Ale), que promove a cerveja local e a tradição dos pubs, um patrimônio do Reino Unido.
A entidade deu início na terça (12) ao “Great British Beer Festival” e aproveitou para fazer um apelo público pela sobrevivência dos pubs, umas das mais antigas e famosas tradições locais, mas que viraram alvo fácil da especulação imobiliária.
O discurso é que os amantes da cerveja precisam pressionar o governo a criar mecanismos legais para impedir que os pubs sejam facilmente substituídos por outros negócios. São cerca de 50 mil hoje em funcionamento.
“Atualmente, os pubs podem ser demolidos e convertidos em supermercados, imobiliárias, entre outras coisas, sem um plano de permissão”, disse a Camra, em comunicado.
Dois pubs têm se transformado em supermercados semanalmente desde 2012 – o grupo cita um pub de 110 anos de história que está prestes a perder o espaço para uma filial da rede de supermercados Tesco.
Segundo a pesquisa, o número dos que deixam de funcionar aumentou de 26 por semana em março 2013 para 31 estabelecimentos agora. Londres é a principal vítima da crise, com oito por semana, ou 32 por mês.
Os defensores dos pubs defendem a manutenção da tradição também com base em números. Alegam que o mercado emprega um milhão de pessoas no Reino Unido.