Criada pelos argentinos para provocar os brasileiros, a música que “pegou” nos estádios da Copa é uma adaptação da canção “Bad Moon Rising”, de 1969, da banda americana Creedence Clearwater Revival.
A versão é batizada de “Brasil decime que se siente… (Brasil me diga como se sente)”. Diz trecho em espanhol: “Brasil, decime que se siente/tener en casa a tu papá/te juro que aunque pasen los años/nunca nos vamos a olvidar”.
Abaixo, a canção do Creedence:
A ideia de usar a melodia da música não é inédita para os torcedores argentinos. Com letra um pouco diferente, já era usada nos estádios por torcedores de Boca Juniors, River Plate e San Lorenzo.
“River, decime que se siente /haber jugado el nacional/te juro que aunque pasen los años /nunca nos vamos a olvidar/que te fuiste a la B…”, diz a torcida do Boca, provocando o rival River pelo rebaixamento em 2011. Veja abaixo a torcida em plena La Bombonera (é de arrepiar):
Há até uma adaptação política pelos simpatizantes da presidente Cristina Kirchner, que lembra a morte de seu marido: “Porque Nestor no se fue/Lo llevo en el corazón/Con la jefa los soldados de Perón”.
Veículos britânicos já mencionaram a música da torcida como “hit não oficial” da Copa de 2014, não só pela euforia dos torcedores, mas também pelo vídeo em que os jogadores argentinos aparecem cantando no vestiário do Itaquerão após a vitória sobre a Suíça.
A versão feita para Copa lembra o gol de Caniggia, após jogada genial de Maradona, que desclassificou o Brasil nas oitavas de final da Copa de 1990, na Itália: “Que el Diego te gambeteó, que Cani te vacunó, que estás llorando desde Italia hasta hoy”.
E ainda provoca a antiga comparação entre Maradona e Pelé: “A Messi lo vas a ver, la Copa nos va a traer, Maradona es más grande que Pelé”.
Abaixo, a torcida da Argentina no Maracanã: