Vídeo raro revela o que pensava o papa João 23

Por Leandro Colon

A canonização de João 23 neste domingo ao lado de João Paulo 2º desperta a curiosidade de muita gente, católica ou não, sobre quem foi ele.

Um vídeo raro disponível na internet mostra um pouco do que pensava o “Papa Bom”, apelido que ganhou pelo estilo simpático e simples à frente da Igreja Católica.

Na gravação, João 23 diz que um papa deve governar não somente para os católicos, mas inclusive para os não cristãos.

Clique aqui para assistir ao vídeo.

João 23 explicando qual deveria ser a função de um papa
João 23 explicando qual deveria ser a função de um papa

“Dizem que o papa representa o governo para conduzir a direção da Igreja Católica (…). Se for a fundo, se você sentir que é digno de respeito diante da experiência de 20 séculos, não se pode negar que a missão do papa não é centrada somente àqueles que expressam a fé cristã e católica, particularmente. O que espanta é que, se ela representa Nosso Senhor Jesus Cristo, evidentemente ela deve se apresentar em tudo”, diz João 23.

Um papa italiano de um pontificado curto, 1958 a 1963, João 23 foi fundamental para a história de Igreja Católica por ter tomado a decisão de convocar o Concílio Vaticano 2º, encontro ecumênico que abriu as portas da Igreja para o mundo moderno.

Um dos focos do papa era justamente melhorar o diálogo do Vaticano com outras religiões, cristãs ou não.

Sua canonização neste domingo é sobretudo o reconhecimento do papa Francisco da importância que João 23 teve para os rumos da Igreja. Não à toa, o italiano recebeu de Francisco o mesmo tratamento do popular João Paulo 2º.

Aqui em Roma, é claro, a maioria da multidão veio para homenagear o papa pop polonês. Mas a celebração talvez alcance o que Francisco queria: atiçar a curiosidade das pessoas sobre quem foi o outro “santo”.