Uma boa leitura para este domingo é a revista semanal do “The Observer”, edição dominical do jornal britânico “The Guardian”. São 17 páginas sobre o Brasil. “O novo Brasil”, diz a capa, com foto das modelos gêmeas Karen e Karina Ferreira.
É possível ler aqui o especial.
Tem de tudo: entrevista com Paulo Coelho, frases do deputado ex-BBB Jean Wyllys, o papel de Ronaldo Fenômeno na Copa, o Brasil do funk, dos índios, das favelas, do espiritismo, dos protestos. Nem o “jeitinho brasileiro” (“the Brazilian short cut”, segundo os britânicos) ficou de fora.
Segundo os jornalistas, não é fácil definir o Brasil de maneira simples por ter uma sociedade liberal, mas ao mesmo tempo ser conservador na religião e dividido economicamente.
Uma página é dedicada à atriz Isis Valverde, “uma das mulheres mais famosas do Brasil”. “Nossa novela é o cinema no exterior. É muito bem feita e com muito dinheiro envolvido”, diz a brasileira.
Recomendo porque diante de tanta bobagem que a gente costuma ler por aqui sobre o Brasil (como a possibilidade de encontrar jacarés pelas ruas de Manaus durante a Copa), o “The Observer” caprichou.
Nem o jogador Flávio Caça-Rato (ou “Flávio the Rat Catcher”, na tradução deles), do Santa Cruz, escapou.