O deputado alemão Hans-Christian Ströbele, que visitou secretamente Edward Snowden em Moscou, disse ao blog nesta terça-feira que o governo brasileiro deveria dar asilo ao ex-agente americano da NSA (Agência de Segurança Nacional).
“Todo país democrático em todo o mundo deveria oferecer asilo a ele ou uma estadia segura contra uma extradição para os Estados Unidos”, afirmou, ao ser questionado sobre a carta publicada hoje pela Folha em reportagem de Fábio Zanini.
Para o deputado, Snowden precisa de um lugar seguro por ter mostrado que a NSA, nas suas palavras, coletou de maneira “ilegal” informações de “muitos países e governos”. “E ele (Snowden) pode ajudar os países em tudo o que for necessário para investigar a espionagem da NSA”, disse.
Do Partido Verde, Ströbele esteve em Moscou no mês passado, quando se encontrou com Snowden. Na ocasião, levou de volta para Berlim uma carta do ex-agente da NSA em que ele se mostra disposto a colaborar com o governo alemão, também alvo da espionagem americana. A chanceler Angela Merkel já descartou dar asilo a ele.