Leandro Colon

do Reino Unido

 -

Editado por Leandro Colon, correspondente da Folha em Londres, blog aborda um pouco mais do que é notícia na Europa. Formado em jornalismo e com dois prêmios Esso, Colon está na Folha desde 2012.

Perfil completo

Publicidade

“Vale-amamentação” para mães britânicas gastarem em lojas vira polêmica

Por Leandro Colon

Um projeto que começa hoje no Reino Unido já virou polêmica por aqui.  Mulheres vão receber até 200 libras (algo em torno de R$ 740) se comprovarem que estão amamentando seus filhos recém nascidos.

O dinheiro será repassado como “vouchers” para elas gastarem em lojas de departamento (como John Lewis, Matalan e Argos) e em grandes supermercados.

Por enquanto, serão beneficiadas 130 mulheres que tiverem filhos entre hoje e março.  Elas vão ganhar 5 vales de 40 libras no período de seis meses. O primeiro  será entregue dois dias depois do nascimento do bebê, o segundo, dez dias depois, e o terceiro, em seis semanas. Os outros dois serão liberados entre o terceiro e o sexto mês de vida da criança.

Os defensores do projeto alegam que é preciso incentivar a amamentação e o “voucher” de compras pode ser a solução para isso. Se der certo, a ideia, uma parceria de uma universidade com o governo,  será ampliada para todo o país.

Apenas 1% dos bebês britânicos estaria dentro do padrão internacional de amamentação

Apenas 1% dos bebês britânicos estaria dentro do padrão recomendado pela Organização Mundial de Saúde de se alimentar só com leite materno até os seis meses.

Autoridades locais vão fiscalizar se o bebê está mesmo sendo amamentado pela mãe que receber o dinheiro. No começo, mães de áreas mais carentes devem ser priorizadas.

Quem critica a iniciativa por aqui alega que não é o dinheiro para compras que convencerá a mãe da importância da amamentação do filho recém nascido. É preciso mostrar os benefícios da prática, com ou sem “voucher”.

 

 

 

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade