Leandro Colon

do Reino Unido

 -

Editado por Leandro Colon, correspondente da Folha em Londres, blog aborda um pouco mais do que é notícia na Europa. Formado em jornalismo e com dois prêmios Esso, Colon está na Folha desde 2012.

Perfil completo

Publicidade

Suspeito de ligação com terrorismo usa burca para escapar da polícia em Londres

Por Leandro Colon

Um homem suspeito de ligações com o terrorismo conseguiu despistar a polícia em Londres na última sexta-feira ao sair de uma mesquita usando burca, o véu que cobre toda a face, geralmente usado por mulheres muçulmanas.

Nascido na Somália, Mohammed Ahmed Mohamed, 27 anos, vinha sendo monitorado pela polícia por ter vínculos com o Al Shabaab , grupo ligado ao Al Qaeda responsável pelo recente ataque em um shopping no Quênia, matando 72 pessoas. O suspeito foi treinado pelo  Al Shabaab, diz a polícia.

Às 10h de sexta-feira, ele entrou numa mesquita em Acton (região Oeste de Londres) com um casaco, o rosto aparecendo, e um gorro. Saiu de lá horas depois vestido de burca, sem ser reconhecido.

Imagem divulgada mostra suspeito entrando de casaco e rosto descoberto. Depois, saindo de burca

O caso criou uma crise política. A ministra do interior, Theresa May, disse no Parlamento britânico que não há falhas por parte da polícia, e que é forte o controle do terrorismo pelas autoridades. Já a oposição cobrou, claro.

A Scotland Yard divulgou as imagens e emitiu um alerta para saber do paradeiro de Mohamed, apesar de afirmar que ainda não o considera uma ameaça direta.

A polícia pede que qualquer pessoa que encontrá-lo  chame o 999.

O episódio trouxe novamente o debate sobre o uso da burca pelas mulheres nas ruas do Reino Unido. O véu é proibido, por exemplo, em lugares públicos da França. Aqui, é liberado.

A ministra rejeitou qualquer discussão sobre o tema no momento.

 

 

Segundo a polícia, Mohamed recebeu treinamento do al-Shabaab

 

 

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado

Categorias

Publicidade
Publicidade
Publicidade